Quais As Melhores Instituições Para Fazer Residência Médica No Brasil?

· 2 min read
Quais As Melhores Instituições Para Fazer Residência Médica No Brasil?

A UFMS é uma das instituições públicas mais tradicionais, ela conta com 21 programas de residência, com o apoio de uma equipe técnica e multidisciplinar, que vão auxiliar para que o residente consiga lidar com os principais desafios da área. A Instituição já divulgou informações sobre a residência médica, residência multiprofissional, residência uniprofissional e o edital da prova, já pode ser conferido aqui.  https://linkando.likes.fans/4tsea2k5  áreas da saúde, além de poder contar com uma moderna estrutura hospitalar que conta com uma tecnologia de ponta que potencializa as atividades dos residentes, sejam elas presenciais ou à distância.

  • Ao passo que, toda empresa deve se adaptar a consumidores cada vez mais exigentes e digitais, os médicos também precisam considerar esse tipo de comportamento.
  • Além da concorrência, que em algumas especializações é mais alta do que a encontrada nos vestibulares das universidades federais, todos os médicos estão em um nível semelhante – diz.
  • A prova da USP é difícil, e o caminho até a residência médica pode se mostrar uma verdadeira jornada.
  • Como conversamos na introdução, a concorrência da prova de residência costuma ser muito alta, afinal, não temos tantas vagas quanto médicos formados.



Se por um lado não há custo para realizá-la, o processo seletivo é bastante concorrido. Nos últimos cinco anos, surgiram em Porto Alegre alguns cursos preparatórios para as provas de residência médica, a exemplo do que ocorre nos exames da Ordem dos Advogados Brasileiros . No provão, os recém-formados respondem perguntas sobre clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia e medicina social.

Conheça As 10 Residências Médicas Mais Concorridas No Brasil


Por isso, pretendemos abraçar a Enfermagem, a Nutrição, a Fisioterapia, a Psicologia, a Terapia Ocupacional, a Odontologia e Farmácia”, pontuou Paulo Teixeira. Na área Multiprofissional, a instituição oferece Residência em Atenção à Saúde do Idoso, ofertando anualmente vagas nas áreas de Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia. Sendo assim, para acompanhar a competitividade do mercado digital, é imprescindível aderir aos novos recursos que já começam a protagonizar as rotinas médicas atuais. Dados do CFM publicados pelo Guia do Estudante, elas são Clínica Médica, Pediatria e Cirurgia Geral. Respectivamente, essas especialidades representam 11,2%, 10,3% e 9.8% do total de procura. Antes limitada apenas às cirurgias, agora a anestesiologia também demanda atualização constante em relação aos procedimentos pré e pós-cirúrgicos.

‍como Se Preparar Para Ingressar Na Residência?


Mas, como já dito anteriormente, as responsabilidades são as  mesmas dos médicos. Promover a integração do médico em equipes multiprofissionais na assistência aos pacientes. Estimular a capacidade de crítica da atividade médica, considerando-a em seus aspectos científicos, éticos e morais. Identificar as doenças de interesse tocoginecológicos clínicos e cirúrgicos.

E As Piores Especialidades Médicas, Quais São?


Isso é um bom requisito para quem pretende trabalhar em outros países também. Conforme o Regulamento do Internato Médico, os programas devem obrigatoriamente informar a duração total da formação, a sequência e duração dos estágios, além de outras especificações. O tempo de duração da residência médica em Portugal é diferente da residência realizada no Brasil. Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral e Especializada, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Nefrologia, Oftalmologia, Cancerologia clínica, Ortopedia, Cirurgia vascular, Urologia, Terapia intensiva, Clínica médica e Otorrinolaringologia.