Programa De Residência Médica

· 3 min read
Programa De Residência Médica

Contudo, cerca de55% desses profissionais trabalham na região Sudeste, o que mostra uma demanda ainda maior nas demais regiões do Brasil. No processo seletivo daUnifesp 2021, foram ofertadas48 vagasem Clínica Médica, com737 candidatosinscritos, o que representa15 candidatos por vaga. Muita gente fica na dúvida seé preciso pagar taxapara fazer residência médica. Por isso, preparamos este artigo completo que vai teajudar a entender como os programas de residência funcionam. O processo seletivo para os programas de Clínica Médica e Pediatria do Hospital Sepaco é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, através de Seleção Pública para Residência Médica do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo (SUS/SP).

  • O Hospital atende cerca de 5 milhões de habitantes na região, além das pessoas de outros estados que buscam atendimento.
  • Para o médico que deseja atuar como especialista em Clínica Médica, o campo de trabalho é bastante amplo e seguramente o maior na Medicina, isto levando em conta as subespecialidades.
  • Muitas portas se abrem quando você vem de uma instituição reconhecida, por isso, queremos te ajudar nessa escolha.
  • Está demonstrado na prática e em pesquisas que, ao concluir o R2, o profissional tem plena condição de oferecer a melhor assistência aos cidadãos.


Tratando-se de concursos públicos, por exemplo, a Clínica Médica é a especialidade que tem o maior número de oportunidades. Lembre-se que além do seu conhecimento, a prova de residência médica conta também com as suas atividades complementares exercidas ao longo da graduação. As principais áreas de atuação do médico internista são a medicina interna, onde atua como diarista - fazendo visitas aos pacientes internados - ou como hospitalista, prestando um cuidado integral a eles.

Processo Seletivo



Normalmente a carga horária corresponde a 60 horas semanais e os estágios duram cerca de um ou dois meses. Nos dois anos de residência, os residentes rodam por especialidades como cardiologia, nefrologia, geriatria e oncologia. Vale lembrar que, para se tornar um clínico geral é preciso fazer a prova de residência em Clínica Médica ou a pós-graduação em medicina interna. Isso porque a clínica médica é pré-requisito para todas as subespecialidades clínicas, exceto dermatologia e neurologia. A residência em clínica médica foca no cuidado do adulto, prestando assistência em todos os graus de complexidade.

Mentoria Para Residência Médica Med360: Tudo Sobre A Mentoria Que Mais Aprova Na Residência Médica


A desastrosa iniciativa parte de um grupo sem consistência, que atua desprovido de qualquer evidência e não respeita os direitos democráticos dos médicos clínicos nem a necessidade premente de assistência de qualidade aos brasileiros. O programa de residência multiprofissional será ampliado, em berve, não apenas em relação ao número de vagas oferecidas, mas também à sua abrangência, incluindo graduados em outras áreas, como fisioterapia, odontologia e psicologia, entre outras. A residência em Ginecologia e Obstetrícia é de acesso direto e possui três anos de duração. Para Gabriel, a maior vantagem da residência no Hospital das Clínicas é a convivência diária com médicos assistentes e colegas residentes extremamente competentes. É um ambiente em que a troca de conhecimentos se espalha por todos os corredores, e o estímulo para se aperfeiçoar é enorme.

Cirurgia Vascular


Você também tem direito a descanso semanal e férias remuneradas de 30 dias a cada 1 ano de trabalho. É um curso de pós-graduação lato sensu com duração de 2 anos, reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica e credenciadopelo MEC. O ingresso é feito através de concurso público para graduados em Medicina na modalidade de acessodireto. O programa de Residência em Clinica Médica do Hospital Divina é eminentemente prático.  nutricionista são paulo  treinamento tem comoobjetivo desenvolver o médico residente nas diversas habilidades necessárias para a prática clínica.